>> Estudos elétricos

        São de fundamental importância para o correto funcionamento e estabilidade de Instalações e sistemas elétricos, que vão desde a Geração, passando pelas Linhas de Transmissão até chegar as redes de Distribuição Primária e Secundária, e que permitem uma completa análise das instalações elétricas, visando a máxima eficiência e segurança.

       Os estudos luminotécnicos qualificam aspectos para um projeto de iluminação eficiente e suporta o cliente na escolha dos produtos apropriados a sua necessidade de aplicação. O estudo da implementação e utilização da iluminação artificial, seja em ambientes externos ou internos é chamado de luminotécnica. A luminotécnica é tão antigo e é inclusive anterior ao uso de eletricidade para geração de iluminação pois as primeiras fontes de iluminação eram o próprio fogo de lamparinas.

       

Estudo Luminotécnico

           A norma da ABNT NBR ISO 8995-1 – Iluminação de interiores (em ambientes de trabalho), fixa parâmetros e conceitos que devem ser levadas em consideração no que se refere a utilização de iluminação artificial de forma eficiente, além de auxiliar na escolha do melhor tipo de lâmpada e luminária das várias existentes no mercado.

         Assim como também a norma NBR 15129 para iluminação externa (pública), nos fixando parâmetros e auxiliando na melhor escolha da lâmpada e luminária.

1/2

       Descargas atmosféricas podem causar danos graves aos seres vivos, às estruturas e as linhas de energia e sinal​ (serviços), podendo estender seus efeitos a vizinhança da estrutura, envolvendo o patrimônio, vidas humanas e o meio ambiente. Para reduzir estes danos​ a níveis toleráveis​, a ABNT NBR 5419/2015, orienta que seja efetuada uma avaliação de risco antes de se iniciar um novo projeto​ ou uma adequação da instalação existente. 

       É preciso, conforme NBR 5419 na sua segunda parte, analisar as perdas e riscos do estabelecimento antes mesmo de projetar. 

Conforme a NBR 5419:

“Esta Parte da ABNT NBR 5419 tem o proposito de fornecer um procedimento para a avaliação de tais riscos. Uma vez que um limite superior tolerável para o risco foi escolhido, este procedimento permite a escolha das medidas de proteção apropriadas a serem adotadas para reduzir o risco ao limite ou abaixo do limite tolerável".       

Gerenciamento de Risco

 

     Alguns fatores de ponderação são levados em consideração para estas análises, tais como: a densidade das descargas atmosféricas para a região considerada​, as características construtivas e a finalidade de ocupação da estrutura, o volume de pessoas e o tempo de permanência no local, a classificação da estrutura quanto ao risco de incêndio, pânico e contaminação do meio ambiente, dentre outros.

       

1/2

1/2
Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

REDE SOCIAIS

Entre em contato conosco

MAPA DO SITE

NOSSOS SERVIÇOS

CURTA NOSSA FANPAGE

IC Engenharia projetos elétricos e consultoria

IC Engenharia Projetos Elétricos e Consultoria

Sertãozinho-SP  

CONTATO

  • IC Engenharia Projetos Elétricos e Consultoria

       Tel: (16) 3947.5091

       e-mail: icengenharia@outlook.com 

           

  • Igor Ap. Capelo

       Tel: (16) 99243-6116

       e-mail: engigorcapelo@yahoo.com.br 

           

© Todos os direitos reservados IC Engenharia

luminotécnico