Proque fazer um projeto elétrico?

       Tão importante quanto os projetos arquitetônico e estrutural, o Projeto Elétrico planeja como funcionará toda a fiação elétrica e futuras instalações na residência. Para muitos, o projeto elétrico é uma parte descartável do planejamento, mas pessoas pensam assim pois não sabem de sua importância e da quantidade de riscos que são minimizados através dele.
Leia a seguir um pouco mais sobre a importância de se realizar um projeto elétrico.
Projeto Elétrico.png

       O Projeto Elétrico consiste na determinação do que será apresentado, em um projeto elétrico é apresentado os circuitos do sistema, com indicações e informações técnicas, como cargas elétricas, potências máximas para os equipamentos/circuitos, seções de condutores, capacidade de corrente dos dispositivos de proteção, especificações de tomadas e interruptores e pontos de energia para equipamentos especiais e/ou mais específicos.

      Resumindo, o projeto elétrico é um planejamento em planta baixa onde está especificada toda a distribuição elétrica geral, seja ela residencial, comercial, predial ou industrial.

 

       Para garantir um projeto elétrico com segurança e confiabilidade, os profissionais devem seguir como base a norma "mãe" das instalações elétricas de Baixa Tensão, a ABNT NBR 5410, assim como a norma de instalações elétricas em Média Tensão, a  ABNT NBR 14039 e demais outras correlatas a cada assunto técnico da área elétrica.

 

          Esta norma, a NBR 5410, tem o intuito de garantir a segurança das pessoas e animais, o funcionamento adequado das instalações e a conservação dos bens. 

PQPROJETO2.png
projeto_eletrico_01_edited.jpg
​        Imagina instalar um novo equipamento, mas não saber por onde passa a fiação ou se há capacidade para mais "energia" (carga). Um exemplo disso pode ser descobrir que sua casa não suporta o ar condicionado que você comprou num dia quente.
       Outro exemplo são os incêndios decorrentes da sobrecarga das instalações elétricas mal planejadas, ou seja, mal dimensionadas. Isso e outros aborrecimentos podem ser evitados a partir de um projeto elétrico, um projeto elétrico bem planejado e dimensionado atendendo as normas técnicas.
      Ao abrir mão desse investimento, você coloca toda sua família e seus eletrodomésticos em risco. Agora que vimos que a falta de um projeto elétrico pode gerar futuros contratempos.